BANCO DE DADOS

O Banco de Dados tem como objetivo facilitar o acesso do cidadão aos documentos contábeis de Marabá, com informações extraídas através do FINBRASISTNSICONFI e SEFA.

FINBRA (Finanças do Brasil) foi publicado anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e em cada novo volume apresenta os dados consolidados da execução orçamentária (receita e despesa) dos municípios brasileiros.

A série está disponível no site do Tesouro Nacional e os arquivos estão na forma de Banco de Dados do Access. Os documentos publicados começam em 1989 e vão até 2012.

Para organizar e publicar o Finbra, a STN fez um convênio com a Caixa Econômica Federal e teve apoio das Secretarias Municipais de Fazenda.

A Caixa atuou como a responsável pelo SISTN (Sistema de Coleta de Dados Contábeis), disponibilizando e recolhendo o formulário denominado “Quadro dos Dados Contábeis Consolidados Municipais”, cuja a responsabilidade pelo preenchimento e entrega competia às Secretarias Municipais de Fazenda, ou seja, o representante do município fazia a prestação de contas em um sistema, assinava um documento físico e encaminhava à agência bancária para que essa informação fosse disponibilizada em formato PDF à STN e a sociedade em geral que tem acesso aos dados de 1998 até 2014.

Com problemas no processo de divulgação das informações foi necessário pensar em um sistema que substituísse o SISTN, sendo assim, foi criado o SICONFI (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro) com início em 2013.

Outros dados também podem ser encontrados no site da SEFA (Secretaria da Fazenda do Pará) como as receitas e despesas do Tesouro Estadual.

ACESSIBILIDADE
X